Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

11 lugares onde você não deve aplicar detergente

Tipo:

lugares-onde-voce-nao-deve-passar-detergente

Entre os vários produtos de limpeza existentes, um que não costuma faltar na casa de ninguém é o detergente. Esse sabão líquido com base neutra é usado comumente para lavar louças, mas acaba, geralmente, tendo outras utilidades no lar. Porém, seu uso nem sempre é adequado.


O correto é usar detergente na remoção de gorduras em superfícies laváveis, mas, vale lembrar ainda que não enxaguar corretamente o resíduo deixado após a aplicação é um problema, pois a superfície ficará embaçada e o material poderá ser danificado.

Neste contexto, você conhece abaixo alguns materiais/lugares que podem sofrer danos ao serem higienizados com o detergente.

1. Máquina de lavar louça

A máquina de lavar louça exige o uso de um detergente específico para este fim, dessa forma, não se deve colocar detergente comum nela.

Ana Paula Barcena, diretora sócia da Natureza & Limpeza, comenta que a máquina de lavar louças tem seu lado positivo, “pois você coloca todas as louças, ela lava e enxágua uma única vez, enquanto na lavagem tradicional existe a necessidade de lavar uma a uma”.

“Estas máquinas foram criadas com detergente ph 7 (desengordurante diferenciado) e exigem também um secante abrilhantador que permite a secagem das peças evitando manchas nas louças”, acrescenta Ana Paula.

Ela destaca que, uma vez que não é usado o detergente correto na máquina de lavar louças, com o decorrer do tempo, ocorre o risco de danificar o mecanismo do equipamento.

Além disso, usando detergente comum na máquina pode acontecer um dilúvio de espumas.

2. Máquina de lavar roupas

Ana Paula explica que nunca deve ser usado detergente comum na máquina de lavar roupas pois “cada detergente tem sua finalidade e detergente de louças não é para roupas… Existe o risco de manchar, deixar o tecido áspero”, diz.

Além disso, pode acontecer um dilúvio de espumas, como no caso da máquina de lavar louça.

3. Tela do computador

Muitas pessoas acabam usando um pouco de detergente para limpar a tela do computador/notebook. Mas isso não é recomendável.

“Detergente se torna um desengraxante. Uma gotinha faz com que acabe embaçando toda a tela e você terá muito mais trabalho para limpar”, esclarece Ana Paula.

4. Superfícies de madeira

Uma dúvida comum é: posso usar detergente para limpar mesas/cadeiras de madeira, por exemplo?

Fábio Malatesta, químico industrial e consultor de empresas de produtos químicos, explica que não é recomendado. “Isso porque existe madeira de inúmeras naturezas. Para alguns tipos pode até ser apropriado o uso de detergente, porém, para outras, não, podendo manchar”, diz.

“O mais adequado é usar lustra móveis, que têm alta compatibilidade com todos os tipos de madeira, e que atua de uma maneira diferente do detergente”, destaca o químico.

5. Vidros e janelas

Malatesta explica que não é “proibido” utilizar detergente para limpar vidros e janelas, porém, não é a opção mais indicada. “Atualmente existe uma infinidade de produtos limpa vidro no mercado. Então, é claro, existem soluções melhores para isso”, diz.

“É preciso lembrar que detergente gera uma grande quantidade de espuma que terá que ser enxaguada com grande quantidade de água. Além disso, dependendo da composição do detergente e, principalmente se ele demorar a ser removido ou não for removido por completo, pode deixar pequenas manchas no vidro”, esclarece o químico.

“Claro que essas manchas são revertíveis, mas ainda assim, o que podemos concluir é que a limpeza com o detergente é muito mais trabalhosa e, além disso, não é a opção mais sustentável (já que precisará ser utilizada muita água para enxague)”, acrescenta Malatesta.

O químico ressalta que o mais indicado é usar um limpa vidros. A limpeza será feita com mais rapidez, o produto secará mais rápido e não deixará manchas.

6. Azulejo da piscina

Malatesta explica que até é possível usar detergente para limpar azulejos da piscina, mas isso não é muito recomendado. “Na borda da piscina costuma juntar gordura dos corpos, suor, resquícios de protetor solar, bronzeador, condicionador etc… E isso o detergente, de fato, vai limpar, porém, fará espuma que, naturalmente, ficará na própria piscina”, esclarece.

“Existem produtos que não farão espuma, então são mais indicados para esse tipo de limpeza”, acrescenta.

7. Paredes com cal

Malatesta explica que tentar limpar uma mancha na parede com cal com detergente pode ter um efeito negativo. “Pois o detergente vai remover a mancha, deixando uma marca que vai se destacar em relação ao restante da parede (ou seja, aquele local onde foi aplicado vai ficar mais branco)”, diz.

8. Sofás e almofadas

Vale lembrar que o detergente gera espuma e, por isso, exige enxague. “Sofás, almofadas possuem espuma, são itens que não se pode enxaguar”, diz.

9. Carro

Nunca se deve utilizar detergente para a lavagem do carro. “Detergente comum não é amigo da pintura do carro e pode danificá-la”, destaca Ana Paula.

10. Pele

É claro que lavando louças sem luvas as mãos da pessoa acabam tendo contato direto com o detergente. E isso não gerará grandes problemas. “No mercado não pode haver nenhum detergente que não seja neutro, todos estão de acordo com as leis da Anvisa”, comenta Malatesta.

Porém, conforme explica o químico, com isso, é natural que ocorra uma perda maior de gordura da pele da mão, ainda mais quando em contato também com água quente… Mas nada além disso.

“A recomendação, então, é usar, preferencialmente, luvas para lavar a louça, para evitar ressecamento da mão, evitar que algum possível corte arda etc.”, destaca Malatesta.

Porém, vale destacar que o detergente nunca poderá ser usado para lavar outras partes do corpo (no banho, por exemplo, no caso de um local em que não tenha sabonete). Pois extrairá em excesso a gordura do corpo e, além disso, poderá entrar em contato com partes íntimas do corpo (que pedem muito cuidado).

É importante ainda evitar lavar as mãos com detergente (quando não estiver lavando louças), exatamente para evitar o ressecamento da pele. Existem no mercado sabonetes próprios para a lavagem das mãos e esses são os produtos mais adequados neste caso.

11. Animais de estimação

Embora não seja algo totalmente “proibido” e algumas pessoas até tenham este hábito, vale lembrar que dar banho no animal de estimação com detergente não é muito recomendável.

Ana Paula comenta que conta a lenda que detergente de cozinha elimina pulga. “Diz-se quemisturar uma colher com água morna e uma colher de sopa de café de detergente (necessário detergente neutro e sem corantes), esfregando bem os pelos do seu animalzinho, solta a pulga”, diz.

“Quem fizer isso deve tomar muito cuidado com os olhos do animal. Deve-se ensaboar e enxaguar uma vez por dia durante três dias, pois sabão rompe as membranas celulares da pulgas e remove a cera de proteção… A pulga não consegue reter a água e morre de desidrata”, acrescenta.

Porém, ressalta Ana Paula, é muito importante consultar um veterinário antes de fazer isso. E o mais indicado e seguro, claro, é usar os xampus adequados para um animal de estimação – existem inúmeras opções no mercado!

4 dúvidas sobre o uso de detergente

O uso de detergente causa mesmo algumas dúvidas. Por exemplo: será que é verdade que uma gota do produto tira a mancha de gordura da roupa? Abaixo você confere a resposta para esta e outras dúvidas.

1. Detergente tira mesmo a mancha do tecido?

Malatesta lembra que o detergente é um produto próprio para tirar gordura. “Então, por isso, costuma-se aplicar um pouco de detergente sobre uma mancha de gordura em tecido”, diz.

Porém, vale destacar: se a mancha não for de gordura, provavelmente o detergente não terá um efeito positivo.

“Mas o detergente não é o produto mais adequado para lavar roupas (de uma forma geral). Existem no mercado inúmeras possibilidades melhores, que terão um efeito bem melhor no tecido”, acrescenta o químico.

2. Detergente pode ser usado para limpar prata?

Malatesta destaca que a prata, quando exposta ao ar, fica com aspecto preto. “O detergente não tem ação de reverter isso. Pode até ser utilizado para limpar o objeto, mas não tirará o ‘preto’, para isso, é necessário um produto específico”, diz.

3. Pode-se usar detergente para lavar sanduicheira (e aparelhos similares)?

Pode, e é até recomendado, de acordo com Malatesta. “Só é preciso cuidado com a quantidade de água na hora de enxaguar, para que a água não entre nas partes elétricas e danifique o aparelho”, diz.

“O detergente, por si só, não prejudica o teflon, o que pode estragar é a forma como ele será esfregado (no caso de esponja de aço, por exemplo)”, acrescenta o químico.

4. Pode-se usar detergente para limpar a lente de óculos?

De acordo com Ana Paula, sim. “Aplique apenas uma gotinha delicada em cada lente, espalhe com delicadeza e exangue. Seque com pano microfibra”, orienta.

Agora você já conhece alguns lugares/materiais em que deve evitar aplicar detergente, bem como outros em que o produto será útil para a limpeza.

Vale lembrar que hoje no mercado existem inúmeras apresentações de produtos de limpeza. E que, cada segmento tem suas particularidades. Por isso, existem produtos mais ou menos adequados para cada fim. Quando usado corretamente um produto para o seu devido fim, ele tende a limpar com mais facilidade, rapidez, possui facilidade de aplicação e com certeza oferecerá melhores resultados.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X