Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

11 benefícios da cebola que você desconhecia

Tipo:

878837000.jpg

A cebola se tornou um dos vegetais mais imprescindíveis para a gastronomia, já que seu sabor e versatilidade permitem realçar diferentes tipos de pratos.


Acredita-se que venha sendo consumida muito antes do ser humano inventar a linguagem escrita e desenvolver as técnicas agrícolas.

Em muitas culturas, é valorizada por sua riqueza nutricional e pelas propriedades medicinais, que permitem utilizá-la como remédio contra muitas doenças.

Hoje em dia, ela continua a ser uma grande aliada da saúde, ainda que atualmente existam vários medicamentos e tratamentos químicos poderosos disponíveis no mercado.

A principal vantagem da cebola é que ela não causa efeitos colaterais e, pelo contrário, age de forma muito positiva em todo o organismo.

Muitos recomendam-na como remédio alternativo, porque atua contra centenas de patógenos e não altera a flora microbiana do intestino.

Neste artigo, compartilharemos 11 benefícios incríveis que podemos obter ao incorporá-la na dieta regular. Aproveite!

1. A cebola melhora a circulação

sangue-arteria

Seu importante aporte de quercetina a converte em um excelente remédio para melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a inflamação.

Por seu teor de silício, consumi-la regularmente diminui o risco de sofrer trombose e envelhecimento das artérias. Além disso, tem um efeito anticoagulante que impede a formação de varizes.

2. Previne a anemia

Os pacientes com qualquer episódio de anemia podem se beneficiar dos nutrientes da cebola para aumentar a produção de glóbulos vermelhos e repor a perda de sangue.

Isso devido a seu significativo aporte de nutrientes essenciais, como:

  • Ferro
  • Fósforo
  • Vitamina E
  • Vitamina C

3. É um expectorante natural

Seu teor de vitaminas A e C aumenta a resposta imunológica do organismo para combater de forma eficaz todos os tipos de infecções respiratórias.

Seus óleos essenciais liberam compostos de enxofre, que atuam como poderosos expectorantes para facilitar a recuperação dos resfriados, bronquites e para eliminar o catarro.

4. Controla a hipertensão arterial

Pressão arterial

Uma das complicações que os hipertensos apresentam é a retenção de líquidos devido ao excesso de sódio. A cebola contém potássio, um mineral essencial para o equilíbrio da água e o combate à inflamação dos tecidos.

Comer cebola crua reduz os níveis elevados da pressão arterial e ajuda no tratamento da gota e dos cálculos renais.

5. Regula o açúcar no sangue

Seu teor de glucoquinina a torna um bom alimento para os pacientes que sofrem com os altos níveis de açúcar no sangue.

Ao consumi-la bem fresca, ela ajuda o organismo a trabalhar para regulá-los e estimula a produção do suco pancreático.

6. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Boa-digestão-500x334

Suas qualidades alcalinas a tornam um excelente ingrediente para neutralizar os ácidos e ativar a produção natural dos sucos gástricos que se encarregam da digestão.

Atua como um estimulante para a adequada absorção dos nutrientes e, por seus compostos antioxidantes, favorece a eliminação das toxinas acumuladas no cólon.

7. Fortalece a imunidade

Uma dose adequada de vitamina C mantém a imunidade ativa e cria uma barreira protetora contra os vírus e demais patógenos que causam doenças.

8. É um analgésico natural

A quercetina contida na cebola lhe confere um efeito analgésico que serve como remédio natural para aliviar dores de cabeça e outros tipos de problemas associados à tensão.

9. Favorece o sistema nervoso

cebola_fortalece_sistema_nervoso

A cebola contém vitamina B e potássio, que servem para a adequada transmissão e geração dos impulsos nervosos.

o magnésio se relaciona ao bom funcionamento do sistema nervoso e ao relaxamento muscular.

10. Ajuda a emagrecer

Todas as pessoas que desejam perder peso podem incorporar este alimento como um complemento perfeito para conseguir bons resultados.

A cebola contém pouquíssimas calorias e é rica em fibras, o que diminui o acúmulo de toxinas, além de acelerar o metabolismo.

Controla também o apetite, um dos maiores obstáculos para alcançar o peso desejado.

11. Previne o envelhecimento precoce

Sua riqueza em antioxidantes, como a vitamina C, os compostos sulfurosos e os flavonoides, inibe de maneira eficaz os danos celulares causados pelos radicais livres do ambiente e as toxinas.

Devido a esta importante atuação, a incorporação regular da cebola na dieta reduz o risco de sofrer com o envelhecimento precoce.

Como você pode ver, este alimento tão popular tem muito a oferecer ao seu corpo. Procure consumi-la crua para aproveitar 100% destas qualidades.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X