Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

11 alimentos que não devemos refrigerar

Tipo:

Refrigerador-500×292

É verdade que na geladeira podemos conservar por mais tempo os alimentos, principalmente os que não vamos usar imediatamente. No entanto, há determinados alimentos que não deveriam ficar na geladeira, ainda que seja muito comum conservá-los aí. Devido a que, nas condições frias podem perder mais fácil suas propriedades, textura e, inclusive, vida útil, e a umidade também pode prejudicar sua conservação.


Certamente você é daquelas pessoas que conservam na geladeira grande parte dos alimentos que consome e não percebe que alguns mudam seu sabor e forma. Se ainda não conhece quais tipos de alimentos não devem ser refrigerados, em seguida, vamos mencionar alguns deles para que os conheça. Você vai se surpreender.

Cebola

Para conservar melhor as cebolas, o ideal é mantê-las em um lugar fresco, seco e a uma temperatura ambiente. As cebolas podem se tornar uma fonte rica de bactérias, caso não tenhamos o devido cuidado, além disso, em espaços como a geladeira, as bactérias podem se proliferar com mais facilidade. Segundo The National Onion Association (Associação Nacional da Cebola) dos Estados Unidos, este alimento deve ser guardado sem descascar e requer exposição ao ar para conservar mais sua vida útil. O único caso em que se recomenda refrigerar é quando estão cortadas e desejamos conservá-las um pouco mais, neste caso, deve-se guardar na geladeira em um recipiente hermético.

Tomates

Quando conservamos tomates na geladeira, pouco a pouco eles perdem sua textura e ao utilizá-los vamos notar que também perderam o sabor original. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, quando os tomates se expõem a temperaturas frias como as da geladeira, diminuem os níveis dos açúcares, ácidos e voláteis. O melhor é conservar estes alimentos em um lugar seco e em temperatura ambiente.

Batatas

Ao levar as batatas à geladeira, a única coisa que se ganha é sua decomposição mais rápida e perdem seu sabor original. As batatas devem ser conservadas sem lavar em um local fresco, seco e ventilado, já que a umidade pode provocar os brotos de fungos.

Café

Este produto tão imprescindível para muitos, deve ser conservado em um local fresco e seco, já que se se conserva em uma geladeira, pode perder tanto seu sabor como seu cheiro tão característico. Além disso, o café pode absorver facilmente os odores dos demais produtos. O recomendado é guardá-lo em um recipiente hermético, preferencialmente em um local escuro.

Alho

O alho é um alimento que se conserva melhor em temperatura ambiente, em um local fresco e seco. Quando se guarda na geladeira, pode perder suas propriedades e estragarem facilmente, ao contrário, fora da geladeira pode durar, inclusive, meses.

Mel

A Associação de Apicultores de Ontário (Canadá) assegura que este produto deve ser conservado bem fechado e em temperatura ambiente. Quando o mel é guardado na geladeira, tende a se cristalizar e a se tornar espesso com maior rapidez.

Abacate

Conservar abacates na geladeira atrasa seu amadurecimento. Certamente ao comprar abacates deseja que estejam prontos para seu consumo, por isso, se quiser que isso ocorra, o melhor é deixá-los em temperatura ambiente.

Pão

Guardar o pão na geladeira pode ser um hábito muito comum para muita gente, mas é um dos erros mais comuns também, já que acreditam que assim podemos conservá-lo mais. A verdade é que a geladeira pode acelerar sua decomposição, fazendo com que envelheça mais rápido e, inclusive, pode desenvolver fungos devido a umidade. Para sua conservação é recomendado guardar em temperatura ambiente e em um local fresco e seco.

Chocolate

Este é outro dos erros que mais cometem os consumidores, já que na verdade o chocolate não requer refrigeração, a menos que o clima esteja muito quente. O chocolate conserva melhor seu odor e sabor em uma temperatura ambiente, livre de umidade e de calor extremo.

Abacaxi

Refrigerar um abacaxi apenas evitará que madure e conserve seu sabor. Quando um abacaxi é exposto a baixas temperaturas, anulam-se as enzimas que lhe permitem amadurecer e perde seu sabor doce.

Cereais e massas são alimentos que não devemos refrigerar

Os cereais e a massa se conservam melhor em um local fresco, seco e em temperatura ambiente. As baixas temperaturas como as da geladeira, fazem com que percam muitas de suas propriedades, altera-se seu sabor e podem terminar sendo desagradáveis ao paladar.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X