Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 utilidades do micro-ondas que você nem imagina

Tipo:

microondas

Para estourar pipoca? Esquentar o seu copo de leite ou a lasanha? Quem sabe para preparar um bolo de caneca? Até existem pessoas mais aventureiras que fazem arroz, pudim e inclusive brigadeiro, e mesmo assim, saiba que o forno está sendo subutilizado! Provavelmente porque muita gente tem receio de usar o dispositivo.


A verdade é que o aparelho é superversátil, e pode ser usado para uma infinidade de coisas, como passar roupas, por exemplo! A seguir reunimos outras dez coisas interessantes que podem sem ser feitas com o micro-ondas para você conferir:
Antes de começar, não se esqueça de que o uso do micro-ondas requer alguns cuidados. Nunca coloque materiais metálicos em seu interior e apenas utilize recipientes específicos para esse tipo de forno.

1 – Esterilizador


Com o tempo, as esponjas e tábuas de cozinha vão ficando meio nojentas, não é mesmo? Pois você pode usar o micro-ondas para esterilizar esses objetos. No caso das esponjas, é muito importante que você se certifique de que a sua esteja completamente molhada antes de colocá-la no forno, e programe o aparelho para funcionar durante — no máximo — 2 minutos.
Já para as tábuas, basta esfregar bem as superfícies — pode ser com limão, vinagre ou detergente — e, dependendo de seu tamanho e espessura, deixar no forno durante 1 ou 2 minutos. Só tome cuidado para não se queimar quando for retirar as esponjas ou tábuas do micro-ondas.

Para quem gosta de jardinagem, também é possível esterilizar o solo no forno para eliminar bactérias e aumentar as chances de que as sementes brotem melhor e as plantinhas sobrevivam. Para isso, espalhe um pouco de composto — aquela terrinha própria para jardinagem — em um recipiente de plástico ou vidro e programe o micro-ondas para funcionar em alta potência por cerca de 90 segundos ou até que a terra comece a liberar vapor.
2 – Removedor de chiclete
 
 
Você acidentalmente acabou com um chiclete grudado na roupa e não consegue se livrar dele? Não se preocupe! Basta colocar um pouco de vinagre no micro-ondas e aquecer o líquido. Depois, aplique sobre o confeito com um paninho limpo e deixe agir durante alguns segundos. Isso deve fazer com que o chiclete possa ser desgrudado facilmente do tecido.
 
3 – Multiplicador de suco
 
 

Se você acha difícil espremer limas e limões que acabaram de sair da geladeira, coloque os frutos no micro-ondas em potência média durante aproximadamente 10 ou 15 segundos e surpreenda-se com a quantidade de suco que você vai conseguir obter!

 

E já que estamos falando em frutas, caso você queira acelerar o processo de amadurecimento dos abacates, faça furinhos por toda a superfície dos frutos com a ajuda de um garfo, envolva-os com papel toalha e coloque no micro-ondas de 30 em 30 segundos até que os abacates fiquem macios.
4 – Lavador de meias

 
Você não curte lavar suas roupas na mão, a sua máquina de lavar quebrou e todas as suas meias estão se acumulando no cesto? Nada de pânico! Você pode dar um jeito nisso colocando as peças em um recipiente de plástico ou vidro com água e sabão e deixar no micro durante 10 minutos em potência alta. Certeza que esse método também vai acabar com qualquer cheirinho ruim que possa estar impregnado no tecido!
5 – “Descristalizador” de mel
 
Sabe quando o mel fica todo cristalizado dentro do pote? Para conseguir que ele volte a ter a consistência habitual, coloque o pote — sem a tampa — no micro-ondas em potência média por um período de 30 segundos a 1 minuto. Repita a operação se necessário.
6 – Tingidor de roupas
 
 
Para tingir roupas com a ajuda do micro-ondas, dissolva o pigmento — próprio para isso — em um recipiente e acrescente a peça que você quer colorir. Depois, cubra o recipiente e leve ao forno em potência alta por quatro minutos. No entanto, se você estiver se sentindo criativo, também é possível criar alguns padrões e transformar os tecidos. O método consiste em primeiro torcer, dobrar, amassar, fazer nós ou embolar a peça de roupa.
Depois, dissolva o pigmento com cuidado e mergulhe o item a ser tingido, cubra o recipiente com um plástico e leve ao micro em potência alta durante quatro minutos. Então, remova do aparelho, elimine todo o líquido e enxague o tecido com bastante água fria sem desdobrar — tirar os nós, desembolar etc. — até que todo o excesso de pigmento seja eliminado. Por último, abra a peça e deixe secar normalmente.
7 – Descascador de alho
 
 
Você tem dificuldade para descascar alhos, com aquelas peles fininhas que grudam nos dedos? Pois é possível usar o micro-ondas para facilitar essa tarefa. Primeiro corte a base dos dentes e coloque-os enfileirados na extremidade do prato giratório do forno, e ligue o aparelho durante 8 ou 10 segundos. Depois que você tirar os alhos de lá, vai conseguir remover a casquinha facilmente apenas apertando os dentes com os dedos.
8 – Amolecedor e caramelizador de açúcar
 
 
Com o tempo, o açúcar mascavo vai se tornando todo empedrado. Pois para conseguir que ele volte a ficar macio, basta colocá-lo em uma bolsa plástica própria para micro-ondas, adicionar algumas gotas de água ou um pedacinho de maçã e levar ao forno em potência média durante 10 ou 15 segundos.
Aliás, se você quiser caramelizar o açúcar — refinado —, coloque 200 g do produto em um refratário alto, adicione três colheres de água e leve ao micro durante 5 ou 7 minutos em potência alta sem mexer até que a calda fique dourada.
 
9 – Arma secreta da mulherada
 
 
Se você for menina, então sabe como é desagradável descobrir que o seu rímel favorito ressecou, deixando aquelas bolinhas pretas nos cílios. Para contornar esse problema, coloque a embalagem ao lado de um copo com água no micro-ondas e coloque o forno para funcionar durante 30 ou 40 segundos em potência alta. O aparelho também pode ser utilizado para derreter ceras depilatórias.
10 – Descascador de frutos secos
 
 
Quebrar nozes e castanhas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você não tiver as ferramentas necessárias à mão. No entanto, você pode descascar esses frutos facilmente e com as próprias mãos com a ajuda do micro-ondas!
No caso das castanhas, basta por algumas delas — 5 ou 6 —no forno durante dois minutos e, depois, usar um pano seco para descascar os frutos. Para as nozes, coloque 150 gramas delas em um refratário contendo 60 ml de água, e deixe no micro por 2 ou 3 minutos em potência alta. Depois, é só retirar do aparelho, deixar descansar por um minuto e se livrar das cascas.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

    Microondas
Avalie esta receita
Avaliação média

105 votos, média: 2.88 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X