Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 truques para conseguir espaço extra na geladeira

Tipo:

truques-para-conseguir-espaco-extra-na-geladeira-500×307

Como a sua geladeira está organizada no momento? Muitas pessoas estão acostumadas a conviver com um certo “caos” ou desordem na geladeira, simplesmente guardando os alimentos de qualquer maneira sem se preocupar muito com aspectos relacionados à organização.


Entretanto, manter a geladeira organizada pode trazer muitas vantagens para o nosso dia a dia. Além de liberar espaço, fica muito mais fácil enxergar quais alimentos temos, evitando que os mesmos estraguem com o tempo. Quantas vezes só notamos que temos algo na geladeira quando o alimento já estragou? Isso poderia ser evitado.

Além disso, organizar e armazenar corretamente os alimentos ajuda a mantê-los frescos por mais tempo, e previne que a geladeira fique com aquele odor desagradável que pode surgir em algumas situações.

Por todos estes motivos, se faltar espaço na sua geladeira e você não consegue mais encontrar o que está procurando dentro dela, aproveite estas dez dicas úteis para conseguir um espaço extra e organizar a geladeira da melhor forma possível, algo que irá facilitar muito o seu dia a dia.

Comece do zero

A primeira dica para manter a geladeira organizada e ter mais espaço é começar com uma tela em branco. Como fazer isso? Tirando tudo da geladeira e analisando realmente o que ainda vai ser consumido.

Muitas vezes temos condimentos armazenados há muito tempo, ou sobras de comida que já não estão boas. Livre-se destes itens e coloque de volta somente o que você vai usar.

Guarde somente o que precisa ser refrigerado

Quantos alimentos estamos acostumados a armazenar que poderiam ser mantidos na despensa ou no balcão da cozinha? Eles não apenas ocupam um espaço valioso; os alimentos que não precisam ser refrigerados podem perder seu sabor e suas propriedades quando são armazenados em baixas temperaturas.

Alguns exemplos? Batata, mel, maçãs, tomate, banana, pasta de amendoim, cebola, pimenta, alho, ervas, molho de soja e nozes.

Mantenha cada coisa em seu lugar

Estabeleça uma parte específica da geladeira para cada tipo de alimento. Mantenha na parte superior os alimentos que precisam de uma temperatura mais fria, por exemplo, enquanto os vegetais devem ser armazenados nos caixotes.

Pense antes de comprar

Dê uma olhada na geladeira antes de sair para o supermercado, ou tire uma foto com o celular e leve-a com você. Muitas vezes compramos novamente alimentos que já temos sem saber que eles estão perdidos no meio da bagunça da geladeira. Tenha consciência dos alimentos que você já tem para não voltar a comprá-los.

Além disso, você pode priorizar a compra de ingredientes para fazer pratos com alimentos que você já tem e que estão perto de estragar ou da data de vencimento.

Use vasilhas

As vasilhas são uma ótima maneira não apenas de organizar a geladeira, mas de conservar os alimentos e manter o seu sabor por mais tempo. Além disso, elas ajudam a prevenir a contaminação cruzada e os maus odores.

Fique de olho nas datas de vencimento

Muitas vezes temos alimentos na geladeira que estão vencidos há muito tempo, principalmente da categoria dos condimentos. Isso ocorre principalmente quando a geladeira está tão cheia que nos impede de saber exatamente tudo o que temos armazenado nela.

Por este motivo, fique sempre atento às datas de vencimento de cada produto para evitar que eles estraguem. Mantenha em locais visíveis os que estão perto de vencer, para que os mesmos possam ser consumidos antes.

Use sacos plásticos com fechos herméticos

Para porções menores de alimentos, utilize sacos plásticos com fechos herméticos. Eles ajudam a manter os alimentos frescos e a geladeira mais organizada.

Lembre-se de reutilizá-los sempre que possível, para minimizar o descarte de plástico no meio ambiente.

Ajuste as prateleiras

Embora isso não seja possível em todas as geladeiras, em alguns casos é possível ajustar a quantidade e a altura das prateleiras para que as mesmas sirvam da melhor maneira possível.

Armazene as sobras de maneira inteligente

Sempre que sobrar comida após uma refeição, lembre-se de não guardar as panelas na geladeira, já que elas ocupam muito espaço e não armazenam o alimento da melhor maneira.

Em vez de fazer isso, use vasilhas e cole uma etiqueta com a data da refeição. Fique sempre atenta ao que está armazenado, e trate de consumir as sobras o antes possível para tirar o melhor proveito delas.

Revise a geladeira regularmente

Principalmente no caso de uma família grande, na qual várias pessoas estão sempre usando e armazenando alimentos na geladeira, pode ser difícil mantê-la organizada.

Por esse motivo é importante revisar a geladeira periodicamente, organizando o que estiver fora do lugar e assegurando-se de que todos saibam quais alimentos estão disponíveis e devem ser consumidos, além da sua data de validade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

bolo-de-carne-com-legumes-f8-3109
Bolo de Carne com Legumes

É um prato que não tem erro e todos adoram! A Friboi...

1185108_655440657799381_797795074_n
Bolo delícia de quatro leites

Adora receitinhas de bolos diferentes? Veja essa dica gostosa!

276ea90843b45dc097fb494ed92967ac.jpg
Danete Branco Caseiro

PrincipalDoces e SobremesasDanete Branco Caseiro Danete Branco Caseiro Caroline Donatelli fevereiro 4,...

Deixe seu comentário

X