Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 dicas para acabar de vez com espinhas

Tipo:

3635-300×165

Problemas com espinhas são muito comuns. De acordo com a dermatologista Helena Zantut, a acne é uma inflamação das glândulas sebáceas e o problema não tem apenas uma causa: o aparecimento de espinhas pode estar relacionado à alimentação, ao estresse, à predisposição genética, questões hormonais, entre outros fatores.
A acne pode aparecer em diferentes graus e surge em pessoas de todas as idades, mas é mais frequente em jovens e adolescentes. Isto porque as glândulas hormonais em desenvolvimento aumentam a oleosidade da pele. Mesmo que não seja grave, o problema pode ser muito incomodo, principalmente pela questão estética, podendo deixar marcas permanentes na pele.
Apesar de parecer simples e muito comum, o problema com espinhas requer alguns cuidados especiais. A dermatologista Helena Zantut reforça que a melhor forma de tratar a acne é com o acompanhamento de um dermatologista, que pode indicar o tratamento ideal para cada caso. Mas existem muitas maneiras caseiras de combatê-la e desfrutar de uma pele mais saudável. Confira abaixo 10 dicas eficientes para acabar de vez com as espinhas!

1. Não esprema!

Você já deve estar cansada de saber: nunca, jamais esprema suas espinhas. Além de correr o risco de deixar cicatrizes permanentes da pele, você pode piorar o quadro da acne e causar uma inflamação mais séria. Por isso, a melhor opção é usar produtos secativos, que ajudam a diminuir a inflamação e a dor, além de acelerar o processo de cicatrização.

2. Cuide da alimentação

Uma alimentação saudável pode ser uma ótima aliada para evitar o aparecimento de espinhas. Para garantir uma pele saudável, aumente o consumo de verduras de cor verde-escura. Ricos em vitamina A, o brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre ajudam a reduzir a produção da oleosidade. A hidratação também é fundamental para o equilíbrio do metabolismo e ajuda a diminuir processos inflamatórios como o da acne. Por isso, beba bastante água, sucos e chás. E, por último, evite comidas gordurosas, que podem piorar o processo de inflamação.

3. Mantenha a pele limpa

Nunca se esqueça de remover a maquiagem. Assim, você evita que os produtos se acumulem nos poros, o que pode levar à formação da acne. Lembre-se de lavar o rosto com um sabonete próprio para sua pele. Vale consultar um dermatologista para saber qual é o produto indicado e quantas vezes deve utilizá-lo durante o dia.

4. Esfolie o rosto

Fazer uma esfoliação na pele do rosto uma vez por semana pode ajudá-la a evitar espinhas. O atrito com as partículas dos produtos esfoliantes ajuda a retirar a sujeira que nem sempre sai com o sabonete. Além disso, a esfoliação remove as células mortas, tornando a pele mais lisa e macia.

5. Mantenha-se calma

O estresse e a angústia refletem diretamente na pele, e podem ser uma das causas do aparecimento de espinhas. Isto porque a tensão faz com que os músculos por baixo da pele se contraiam, fechando os poros. Como as glândulas sebáceas continuam gerando oleosidade, a gordura se acumula e obstrui os poros. Por isso, procure manter os ânimos sempre controlados. Sua pele agradece!

6. Limpeza de pele

A limpeza de pele faz uma verdadeira faxina no rosto e ajuda a remover as impurezas, e por isso evita o aparecimento de novas espinhas. Mas tome cuidado com o procedimento: a frequência do tratamento depende de cada tipo de pele. Consulte seu médico para saber como deve ser a sua.

7. Roupas de cama sempre limpas

Os resíduos acumulados na fronha podem contribuir para o aparecimento da acne. Por isso, procure trocá-la duas vezes por semana. Assim, você deixa de expor a sua pele ao suor ou oleosidade impregnados no tecido. Dormir de costas também ajuda a manter o rosto longe das impurezas que ficam na fronha.

8. Evite usar franjas

Com o uso da franja, a oleosidade do couro cabeludo se transfere para a pele e pode deixá-la mais sujeita ao aparecimento de espinhas. É bom evitar!

9. Escolha cosméticos livres de óleo

Usar os produtos certos para o seu tipo de pele ajuda a evitar o aparecimento de acne. Procure sabonetes que reduzem a oleosidade sem ressecar demais a pele, e evite produtos que contêm óleo em sua composição. Escolha os hidratantes e maquiagens livres de óleo. O protetor solar em gel também é uma boa opção, pois além de prevenir manchas causadas pelo sol, evita que a pele fique oleosa.

10. Fuja das cicatrizes

Para evitar cicatrizes, cuide das espinhas assim que elas surgirem. Use sabonetes e secativos próprios, e procure um dermatologista – ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Se precisar de uma solução imediata, experimente esta receita caseira: amasse um comprimido de aspirina e acrescente gotas de água até formar um creminho. Aplique sobre a espinha com um cotonete e deixe secando enquanto dorme. A aspirina é um anti-inflamatório e pode ajudar a desinchar a espinha, tornando-a mais discreta.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Captura-de-Tela-2017-08-04-às-19.51.02-583×300
Fátima Bernardes aparece ao lado de novo homem: ”Namorado’ é a cara do Bonner’

Novamente, Fátima tirou foto ao lado de rapaz e internautas sugerem namoro....

Máscaras para alisar o cabelo naturalmente
10 Máscaras diferentes para alisar o cabelo naturalmente

Conheça no seguinte artigo quais são as melhores máscaras para alisar o...

aa
Como saber se você tem síndrome da visão do computador (e como se curar)

Uma nova doença surgiu e está afetando muitas pessoas em todo o...

1533957_926817957328315_5839539333322183974_n
Brigadeiro de paçoca

Gente! Olha só essa dica de brigadeiro de paçoca. Tem como não...

Deixe seu comentário